27.3.2025

Novos possíveis milagres de Madre Assunta Marchetti são estudados

Novos possíveis milagres de Madre Assunta Marchetti são estudados

A Irmã Leocádia Mezzomo, postuladora do processo de canonização de Madre Assunta Marchetti, está em Porto Alegre para analisar possíveis casos de milagres alcançados por intercessão da Bem-aventurada Assunta. O primeiro milagre reconhecido como tal pela Comissão do Vaticano aconteceu em nosso Hospital Mãe de Deus, alguns anos atrás.

O paciente, engenheiro do Hospital, havia sofrido uma parada cardíaca e teve diversas complicações, ficando cerca de 15 minutos sem respirar. Enquanto a equipe médica fazia o possível para salvá-lo, as Irmãs Religiosas e familiares rezavam na Capela, pedindo a intercessão da Serva de Deus, Madre Assunta Marchetti. Após o restabelecimento da saúde, o engenheiro viveu por 18 anos sem ter sofrido nenhuma sequela, o que foi reconhecido como um milagre pela equipe médica do Vaticano.

O reconhecimento de um segundo milagre levará à canonização de Madre Assunta. Por isso, todos os que necessitam de alguma graça ou milagre podem recorrer a ela, para que ela, que está junto de Deus, interceda por nós!

Agora, além de torná-la mais conhecida entre o povo cristão, o papel da Irmã Leocadia também é o de recolher dados de possíveis novos milagres para levar toda a documentação a Roma. É necessária uma declaração do paciente que obteve a graça, um relatório dos médicos que atenderam o caso e o prontuário médico.

A postuladora da causa já tem a documentação de três possíveis casos. Entre eles, está o de um paciente do Hospital Mãe de Deus que, alguns anos atrás, fez hemodiálise durante quase dois anos e ficou curado. Ele e muitas outras pessoas amigas e devotas recorreram à Bem-aventurada Assunta, pedindo a Deus a cura por intercessão da Cofundadora das Irmãs Missionárias Scalabrinianas que trabalham no Hospital. Hoje, mesmo sem transplante de rins ou outro tratamento paralelo, o homem vive com plena saúde.

Quem foi Madre Assunta?

Madre Assunta Marchetti é cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas. Ela nasceu em 15 agosto de 1871, em Lombrici, Camaiore, Itália. Com 24 anos, veio para o Brasil como missionária migrante a serviço dos órfãos, doentes e migrantes, sendo chamada de “a doutora” dos pobres imigrantes italianos. Este ano, as Irmãs celebram os 130 anos de sua chegada ao Brasil.

Ela também trabalhou no Rio Grande do Sul, especialmente em Bento Gonçalves, Farroupilha e Nova Bréscia. No Estado de São Paulo, dedicou muitos anos de sua vida aos órfãos e nas Santas Casas de Misericórdia.

Após 53 anos de muita doação em solo brasileiro, Madre Assunta faleceu em 1º de julho de 1948, entre as coirmãs e as crianças do Orfanato Cristóvão Colombo, de São Paulo. Em 25 de outubro de 2014, o representante do Papa Francisco celebrou a sua Beatificação, na Catedral da Sé, em São Paulo.

O que é um(a) postulador(a)?

Postuladora é a pessoa encarregada de reunir a documentação necessária para apresentar ao Dicastério da Causa dos Santos, no Vaticano, em Roma.

O que é beatificação?

Beatificação é uma das etapas de reconhecimento que a Igreja Católica faz em relação à santidade de uma pessoa que viveu as virtudes em forma heroica. Além de uma vida santa, é necessário que Deus realize um milagre por intercessão deste(a) Servo(a) de Deus.

O que é canonização?

Canonização é a última etapa do processo canônico a respeito de uma pessoa que já foi declarada Beata, ou Bem-aventurada. Assim, a pessoa passa a receber o título de santa para ser venerada pelos fiéis católicos do mundo inteiro. No caso da Bem-aventurada Assunta Marchetti, ainda falta um milagre por sua intercessão para ser canonizada.

Nós da AESC, como parte da missão da Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas, torcemos para que aconteça o segundo milagre por sua intercessão, especialmente se for um caso ocorrido no Hospital Mãe de Deus! Vamos pedir graças e milagres por intercessão da Bem-aventurada que viveu em nossa pátria e que esteve no Rio Grande do Sul.

Arquivo / PNSA
Madre Assunta na cozinha do Orfanato Feminino na Vila prudente, em São Paulo - Arquivo / PNSA

Fonte: https://www.aesc.org.br/postuladora-da-canonizacao-de-madre-assunta-estuda-novos-milagres/

No items found.
No items found.
No items found.

Últimos Posts