10.3.2025

Um legado de fé e pioneirismo: Madre Assunta e a força feminina na educação

Um legado de fé e pioneirismo: Madre Assunta e a força feminina na educação

Em meio à segunda semana de março, um momento dedicado à valorização das mulheres e suas histórias, relembramos a trajetória inspiradora da Bem-Aventurada Madre Assunta Marchetti, uma figura fundamental na educação católica da Serra Gaúcha.

Nascida na Itália, Madre Assunta chegou ao Brasil em 1912, carregando consigo a missão de construir um futuro melhor para as crianças e jovens da região. Com a força da fé e o espírito incansável, foi uma das fundadoras da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, dedicadas à evangelização e à assistência aos imigrantes. Sua obra, fruto de uma profunda fé e de um amor incondicional à educação, transformou a vida de milhares de pessoas.

Hoje, com a nova lei que celebra a importância das mulheres na história, honramos a memória de Madre Assunta e de todas as mulheres que, como ela, dedicaram suas vidas à educação e ao desenvolvimento da sociedade.

O legado destas mulheres se comprova no sucesso do Colégio ESI São Carlos, que iniciou suas atividades educacionais com o Jardim de Infância e o Curso Primário, no dia 15 de fevereiro de 1936.

A missão das Irmãs em Caxias do Sul teve seus primórdios com uma Comunidade de Irmãs estudantes, aberta em 1934, por iniciativa da Superiora Provincial, Irmã Faustina Bósio, e com o consentimento de Madre Assunta Marchetti, Superiora Geral, no intuito de habilitar as Irmãs para o exercício do Magistério.

A história do Colégio ESI São Carlos é um testemunho da força e da capacidade transformadora das mulheres.À Madre Assunta e a todas as mulheres que fizeram do colégio um farol de conhecimento e esperança, nossa eterna gratidão!

No items found.
No items found.
No items found.

Últimos Posts